terça-feira, 21 de outubro de 2014

Perfumado Speculoos






Quem labuta na cozinha acaba percebendo que elaborar a mais trivial das refeições exige maior trabalho e tempo que preparar uma fornada de biscoitos para assar. Somente a falta de hábito (e isso vale para mim também) explica a escolha de comprá-los prontos e em pequenos pacotes - muitas vezes, caros e insossos e todas as vezes, pouco saudáveis.
A experiência é bastante divertida. Uma receita básica pode se desdobrar em inúmeras possibilidades além de render muito, deixar a casa perfumada durante horas e tornar-se um charme e um mimo a mais na hora de servir ou presentear alguém.
Estes biscoitos crocantes de cor marrom, desenhos em relevo e delicioso aroma de especiarias já fizeram parte das tradições de Natal na Bélgica, Holanda e Alemanha.
Há várias interpretações para a origem do nome. Pode ter derivado do latim Speculum, que significa espelho e se refere as imagens cortadas em baixo relevo em um carimbo de madeira utilizado para decorar os biscoitos. Outra explicação se relaciona com a palavra Speculator que, entre outros significados, também pode se referir a São Nicolau e ao epíteto "aquele que tudo vê". Specerij, a palavra holandesa para tempero é outra origem possível.


 



A receita original levava canela, noz moscada, cravo, gengibre, cardamomo e pimenta branca.  Nos anos 50, ao serem embalados individualmente e oferecidos como acompanhamento dos cafés servidos em bares e restaurantes, o Speculoos ficou imbatível. Com o tempo, foi transformado também em creme que, além de competir com a tradicional pasta de amendoim americana e a Nutella, foi também o pivô de uma feroz e famosa disputa judicial pelo direito de industrialização.


 

Receita do biscoito:
 
Ingredientes:
 
-250 g de farinha
-125 g de açúcar mascavo
-100 g de manteiga
-1 ovo
-1 colher de café de canela
-1/4 colher de café de gengibre moído
-1/4 colher de café de noz-moscada
-1/4 colher de café de cravo em pó
-1/4 colher de café de cardamomo em pó
-5 g de fermento em pó
- pitada de sal
 
Modo de fazer:
-Misture o açúcar mascavo, a canela, o gengibre, a noz moscada, o cravo e o cardamomo.
Derreta um pouco a manteiga, junte o ovo e depois adicione esta mistura ao açúcar com as especiarias.
Com a ajuda de uma colher, mexa até conseguir uma pasta homogênea. Junte a farinha em três etapas sem parar de mexer. Coloque o sal e, por último, o fermento. Se a massa se mostrar difícil de misturar, pode acrescentar uma ou duas colheres de sopa de água morna. Cubra a massa com papel filme e leve à geladeira por 12 horas.
Retire da geladeira, coloque em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o rolo e corte com o cortador de biscoitos da maneira que preferir, mas não muito finos. Leve para assar em forno pré-aquecido a aproximadamente 160 graus por cerca de 20 minutos. Não se esqueça de deixar espaço entre os biscoitos, eles irão crescer! Deixe esfriar por 2 horas antes de armazenar.


 
Receita do creme: 
 
Ingredientes:
 
-150 de Speculoos
-60 gr de mel
-30 gr de açúcar
-100 ml de leite
-50 ml de óleo de canola ou girassol
-90 gr de chocolate branco
 
Modo de fazer:
 
-Esquente os biscoitos no forno a aproximadamente 150 graus por 10 minutos.
No processador ou com a mão mesmo, triture os Speculoos com o chocolate branco até restarem pequenos pedaços.
Aqueça o leite, o mel e o açúcar. Junte esta mistura à massa de Speculoos e chocolate branco. Mexa bem até obter uma pasta homogênea, mas não completamente lisa. Por último, acrescente o óleo.
Coloque o creme em um pote de vidro e deixe-o esfriar em temperatura ambiente.
Fica ótimo no pão, como recheio de bolos de chocolate, com frutas...

 
Como bônus, algumas dicas preciosas do Antônio Bernardo, do blog Delícias do Bernardo, para que qualquer receita de biscoito faça ainda maior sucesso. 











Por Aline Andra


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário