sábado, 1 de fevereiro de 2014

Viagem no tempo: sacrifícios pela beleza - parte 3




No séc. XXI, desde complexas cirurgias até sofisticados tratamentos envolvendo alta tecnologia, numa busca perturbadora e bastante questionável pela perfeição do corpo, tudo é possível. E como a novidade é a “alma do negócio”, os tratamentos naturais também estão ganhando cada vez mais espaço e credibilidade. 





No Japão, o tratamento facial de 60 minutos com gosma de caracol está fazendo sucesso. Segundo os esteticistas, os moluscos possuem antioxidantes que ajudam a remover células mortas e hidratar a pele, principalmente após queimaduras do sol.

 


Outro procedimento que está na moda, principalmente entre os americanos, é usar o próprio sangue coagulado – retirado do braço – para estimular a firmeza da pele. Um coagulante é adicionado ao sangue para torná-lo viscoso e quando está com a textura de um gel, ele é aplicado como o Botox.

 
 
Na China, o tratamento chamado Huo Liao (tratamento de fogo), tem como objetivo reduzir a flacidez e as rugas. Um produto especial é passado na toalha e depois com a ajuda do álcool, o fogo é ateado. Segundo os especialistas, o método é absolutamente seguro.


 

Um tratamento que promete tornar a pele mais luminosa, devido à presença da guanina que faz uma limpeza completa, é feito com excrementos de pássaros (principalmente o rouxinol). As fezes são submetidas a uma luz ultravioleta para desinfecção e depois são moídas até se obter um pó muito fino que é misturado ao farelo de arroz para neutralizar o cheiro. Esta técnica é utilizada desde o séc. XVIII, no Japão, pelos dançarinos Kabukis.




Principalmente em Israel, a moda é deixar que cobras não venenosas deslizem sobre as costas do indivíduo, afastando todo o stress dos seus músculos e articulações.


 
 
No Japão, outro tratamento que está se tornando popular, embora seja conhecido há mais de setenta anos, é o banho de serragem fermentada para reverter o envelhecimento. A pessoa é quase totalmente coberta por serragem de madeira de cedro e cipreste a 40º durante 15 a 20 minutos. Supostamente isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea, limpa a pele e diminui as dores musculares.


 

Mais conhecido em todos os lugares, o diferencial dessa máscara de rejuvenescimento é o uso do chocolate.


 

Centenas de litros de Beaujolais Nouveau, um dos vinhos mais apreciados pelos japoneses, são despejados nas piscinas de spas de luxo. Bom para a pele!




O tratamento com ouro é uma massagem facial suave após a aplicação de folhas de ouro de 24 quilates.


  

As pessoas estão se deixando mordiscar por pequenos peixes que se encarregam da tarefa de retirar as cutículas e as peles mortas dos pés.

 
 

O banho de cerveja à base de plantas e sem adição de produtos químicos é oferecido como tratamento de beleza em spas da República Tcheca.

 
 
O creme de veneno sintético de cobra é utilizado para inibir contrações musculares no rosto e para obter-se um olhar mais jovem, pretendendo inibir também o envelhecimento. O efeito paralisante é o mesmo do Botox.


 
 
Lançado na Inglaterra, um novo tratamento para os cabelos consiste na aplicação de sêmen orgânico de touro da raça Angus. Proteína pura, a substância combinada com Katera, outra proteína extraída da raiz de determinadas plantas, nutre e revitaliza.


 

 Na China, o hábito que remonta à dinastia Tang, consiste em se enterrar até o pescoço na lama. A crença é de que alivia dores causadas por várias doenças, incluindo artrite reumatóide, traumatismos e desordens do sistema nervoso.

 
 
 
No México, são usados pedaços de cactos, cujos espinhos foram removidos, para massagens de relaxamento.


 

Há muitos anos, as sanguessugas são utilizadas em Medicina, sendo especialmente eficazes no alívio de dores articulares e musculares. Como tratamento de beleza, diz-se que são excelentes como agentes desintoxicantes (colocadas sobre a pele, elas sugam o sangue até ficarem saciadas e caírem) permitindo a melhoria da circulação sanguínea, rejuvenescendo o sistema respiratório, aliviando enxaquecas, sinusites, dores menstruais e flatulência.





Principalmente na China, a apiterapia (tratamento com veneno de abelhas) está ficando cada vez mais popular. O uso dos produtos da colmeia, incluindo o mel, própolis, pólen, geleia real e o veneno tratam a artrite, reumatismo, dor nas costas, doenças de pele e até atua favoravelmente no combate à esclerose múltipla.



De modo geral, acho que os tratamentos alternativos são bem interessantes. Por estarem associados à Natureza, acredito na sua eficácia e, com certeza, são menos agressivos, mais divertidos e permitem até uma percepção e reflexão sobre o grande mistério que nos cerca, mas as coisas estão ficando um pouco fora de controle, não acham?






Fontes das imagens e pesquisa:http://glamurama.uol.com.br
                                                         http://beleza.terra.com.br
                                                         http://notícias.uol.com.br
                                                         www.materiaincognita.com.br
                                                         www.hypeness.com.br
                                                         www.ironicosocial.com.br
                                                         www.modismonet.com
                                                         http://gente-estranha.blogspot.com.br
                                                         http://beautyfashionlounge.blogspot.com.br








Por Aline Andra







Um comentário: