quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O mundo invisível



 



No filme Wings of Life, o cineasta Louie Schwartzberg captou imagens, em alta velocidade, de uma prática da natureza normalmente invisível para o olho humano, mas de importância essencial para o equilíbrio e funcionamento do meio ambiente: a polinização.
Basicamente a transferência de pólen ocorre através do auxílio de seres vivos como acontece com a maioria das plantas com flores. Estima-se que aproximadamente 73% das espécies cultivadas no mundo sejam polinizadas por algum tipo de abelha, 19% por moscas, 6,5% por morcegos, 5% por vespas, 5% por besouros, 4% por pássaros e 4% por borboletas e mariposas.
Fatores ambientais também contribuem para este processo como o vento (caso dos pinheiros, milho, trigo, arroz, etc.), a água (caso de algumas plantas aquáticas) e a gravidade (caso de plantas com pólen pesado).
Sem estes agentes polinizadores, a grande maioria das espécies de plantas não se reproduziria sexualmente e, consequentemente, não seria possível a produção de grãos, sementes, amêndoas, castanhas, frutas, vagens, folhagens, raízes, óleos vegetais, essências, corantes naturais, etc., utilizadas em larga escala pela sociedade humana.
A forma como isso acontece é um espetáculo deslumbrante e vale como uma celebração da vida!

 


 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte da imagem: Google
Fontes da pesquisa: www.todabiologia.com
                                    www.apacame.org.br  
 
 
Por Aline Andra
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário