segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Viagem no tempo: ditados populares - parte 1



 
 

Ditado significa “expressão que através dos anos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos”.
Popularizados e consagrados pelo uso, de autores conhecidos ou não, os ditados constituem uma parte importante de cada cultura. Alguns têm origens bem antigas e histórias interessantes que geralmente desconhecemos.
 

 CALCANHAR DE AQUILES
Significado: Ponto fraco, vulnerável de um indivíduo.
História: Oriundo da mitologia grega. A mãe de Aquiles, Tétis, planejando tornar seu filho invulnerável, mergulhou-o num lago sagrado, segurando-o pelos calcanhares (única parte do corpo que não teve contato com a água). Na Guerra de Tróia, Aquiles foi ferido justamente no calcanhar.

 
SANTINHA DO PAU ÔCO
Significado: Pessoa sonsa, que se faz de boazinha.
História: Nos séculos XVIII e XIX, o quinto (imposto de 20% sobre preciosidades e metais) era muito caro. Contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santas ocas por dentro para esconder suas mercadorias e enviá-las para Portugal.

 
SEM EIRA NEM BEIRA
Significado: Pessoa sem posses ou bens.
História: Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região Nordeste, este ditado tem o mesmo significado, mas outra explicação. Antigamente, as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado, então construíam somente a tribeira ficando assim “sem eira nem beira”.

 
NHENHENHÉM
Significado: Conversa monótona interminável em tom de lamúria, resmungo.
História: Nheë, em tupi, quer dizer falar. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, logicamente, não foram entendidos pelos indígenas que diziam que eles ficavam “nhen-nhen-nhen” (falando sem parar).

 
SALVO PELO GONGO
Significado: Escapar de uma encrenca por uma fração de segundos.
História: Na Inglaterra, durante a transferência dos restos mortais para ossários por falta de espaço nos cemitérios, os coveiros encontravam, às vezes, arranhões no lado de dentro das tampas dos caixões, indicando que pessoas haviam sido enterradas vivas (catalepsia, muito comum na época). Assim, surgiu a ideia de amarrar uma tira no pulso de defunto, que passava por um buraco no caixão e ficava presa a um sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão durante alguns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.

 
VÁ SE QUEIXAR AO BISPO
Significado: Como quem manda alguém ir se queixar de algum problema com outra pessoa.
História: No tempo do Brasil Colônia, por causa da necessidade de povoar as terras, a fertilidade da mulher era predicado fundamental. Sendo assim, a Igreja autorizava o casal a ter relações sexuais antes do casamento para confirmação da fertilidade das noivas, mas alguns noivos fugiam depois. As mulheres iam se queixar ao bispo, que ordenava a captura do fujão.

 
ANDAR À TOA
Significado: Andar sem destino, passando o tempo.
História: Toa é a corda com que uma embarcação reboca outra. Um navio que está “à toa” é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar.

 
CASA DA MÃE JOANA
Significado: Onde vale tudo, todo mundo pode entrar, mandar, etc.
História: Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença (1326-1382), liberou os bordéis em Avignon, onde estava refugiada e mandou escrever nos estatutos: “que tenha uma porta por onde todos entrarão”. Em Portugal, o lugar ficou conhecido como Paço da Mãe Joana e a expressão, ao vir para o Brasil, tornou-se Casa da Mãe Joana.

 
ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS
Significado: Lugar longe, inacessível.
História: Expressão que atravessou vinte séculos. Judas, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, caiu em depressão e culpa e enforcou-se numa árvore. Ao ser encontrado, estava descalço e sem o dinheiro. Os soldados, então, foram à procura do calçado de Judas onde, provavelmente, estaria o dinheiro.

 
NÃO ENTENDER PATAVINA
Significado: Não saber nada sobre determinado assunto.
História: Tito Lívio, natural de Patavium (hoje Pádova, na Itália), usava um latim originário de sua região que nem todos entendiam. Daí surgiu o Patavismo, que originariamente significava não entender Tito Lívio.

 
DOURAR A PÍLULA
Significado: Melhorar a aparência de algo.
História: As farmácias, antigamente, embalavam as pílulas em requintados papéis para dar melhor aparência a amargo remédio.

 
CHEGAR DE MÃOS ABANANDO
Significado: Chegar a algum lugar sem levar nada, de mãos vazias.
História: No século passado, os imigrantes deveriam levar as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegavam sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não estavam dispostos ao trabalho árduo.

 
CONTO DO VIGÁRIO
Significado: Ser enganado por algum vigarista, falcatrua.
História: Episódio ocorrido entre duas igrejas em Ouro Preto, Minas Gerais. Ambas receberam de presente a imagem de uma santa e para decidir com qual delas ficaria a imagem, os vigários tiveram a ideia de colocar um burro exatamente no meio do caminho entre as duas. A igreja para onde ele se dirigisse, seria a vencedora. Mas, ficou-se sabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho escolhido.
 
 
CHATO DE GALOCHA
Significado: Pessoa muito insistente.
História: A galocha era um tipo de calçado de borracha colocado por cima dos sapatos para reforça-los e protegê-los da chuva e da lama. Ou seja, o chato de galocha, é o chato resistente.

 
COM O REI NA BARRIGA
Significado: Pessoa que dá muita importância a si mesma.
História: Originária do tempo da monarquia em que as rainhas, quando grávidas, passavam a ser tratadas com deferência especial, pois estavam aumentando a prole real e, por vezes, gerando o herdeiro ao trono.
 
 
VER PASSARINHO VERDE
Significado: Estar apaixonado.
História: Conta a lenda que alguns românticos rapazes do século passado adestravam periquitos verdes para que eles levassem no bico uma carta de amor às suas namoradas.
 
 
 
 
Fonte da imagem: Google
Fontes das pesquisas: www.portalsaofrancisco.com.br
                                        http://culturanordestina.blogspot.com.br
 
 
Por Aline Andra

 
 

Um comentário: