quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lugares de tirar o fôlego




 
TO SUA OCEAN TRENCH - SAMOA

 Esta obra-prima da natureza fica localizada na aldeia Lotofaga, na costa sul da ilha de Upolu. Uma das mais espetaculares piscinas naturais do planeta, To Sua Ocean Trench é um enorme buraco no solo convertido em área de natação e cercado de vegetação exuberante. Uma íngreme escada de 30 metros está instalada para dar acesso à água e a uma caverna. 
 

 

 
TROLLTUNGA – NORUEGA
 
Uma das falésias mais incríveis do mundo. Está situada a cerca de 1100 metros acima do nível do mar e flutua a 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet em Skjeggedal. A caminhada de 900 metros por altas montanhas leva de 8 a 10 horas (para Trolltunga e retorno). A experiência deve ser impagável!


 
 
HIDDEN BEACH – MÉXICO

 As ilhas Marieta se formaram há séculos devido à atividade vulcânica. Aproveitando o fato de serem totalmente desabitadas, no início de 1900, o governo mexicano começou a realizar testes militares nas ilhas provocando grandes explosões e bombardeios, o que poder ter ocasionado a formação de muitas pedras e cavernas. Na década de 60, as ilhas foram consideradas um parque nacional, recebendo proteção contra pesca e caça. As únicas atividades permitidas são o mergulho e passeios de caiaque.
 

 
 
 
OS 12 APÓSTOLOS – AUSTRÁLIA
 
São um grupo de colunas calcárias localizadas na costa do Parque Nacional Port Campbell, no estado de Victoria. A proximidade das colunas fez com que o local, acessível pela famosa Great Ocean Ride, se tornasse uma atração turística bastante popular. A formação dos 12 Apóstolos é estimada entre 10 e 25 milhões de anos atrás. Nesta época, a região estava coberta pelo mar. Um incontável número de criaturas marinhas morreu ao longo dos anos e seus corpos foram levados para o fundo das águas, se misturando com outros sedimentos ricos em cálcio. A compactação deste elemento com estes sedimentos deu origem naturalmente às formações calcárias. Toda a beleza da região está, infelizmente, ameaçada.  A taxa de erosão é de aproximadamente 2 cm por ano e atualmente apenas 8 colunas resistem à erosão.
 

 
 

BIG BLUE HOLE – BELIZE

Está localizado próximo do centro de Recife Lighthouse, um pequeno atol. O lugar, com mais de 300 metros de diâmetro por 135 de profundidade, tornou-se famoso através da descoberta de Jacques-Yves Cousteau, que considerou o local um dos dez melhores do planeta para a prática de mergulho. Suas investigações confirmaram que o Grande Buraco Azul surgiu como uma típica formação de calcário antes do aumento do nível dos oceanos em, pelo menos quatro fases, deixando marcas de profundidades de 21, 49 e 91 metros. Estalactites foram encontradas na caverna submersa, confirmando sua formação acima do nível do mar.
 
 
 

 
THE WAVE – ESTADOS UNIDOS

Formação rochosa de grande beleza que se estende a 4,8 quilômetros. Formada pela acumulação de areia e esculpida pelos ventos ao longo de 190 milhões de anos. Está situada sobre as encostas e declives dos montes isolados de Coiote Buttes, no Arizona.
 
 
 
 
 
Fontes das imagens e pesquisas: http://algarve-saibamais.blogspot.com.br
                                                           www.travelust.org
                                                           http://lokomello.blogspot.com.br
 
 
 
 
 
Por Aline Andra
 
 
 

Um comentário: