quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bluesette - Toots Thielemans



 
 
 
Jean Baptiste Frederic Isidor “Toots” Thielemans nasceu na Bélgica em 29 de abril de 1922. Começou a tocar harmônica de boca ou gaita como hobby ainda criança. Ganhou sua primeira guitarra numa aposta e, a partir daí, “contaminou-se” (como ele diz) com o vírus do jazz.
Tocou e gravou com Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Bill Evans, Ivan Lins, Natalie Cole, Pat Metheny, Caetano Veloso, Paul Simon, Elis Regina e muitos outros grandes nomes da música. Participou também de dezenas de trilhas sonoras de filmes famosos como, por exemplo, Midnight Cowboy. Além disso, é celebrado como excelente assobiador profissional criando novos sons ao unir voz e instrumento em originais composições.
Em 2001, Albert II, rei da Bélgica, honrou-o com o título de “Barão”. Em 2006, recebeu de Gilberto Gil, o título de “Comendador da Ordem do Rio Branco”, uma das mais altas distinções do Brasil.
Amo o som da harmônica e Toots Thielemans emociona-me sempre. Não somente pelo virtuosismo, mas pela sua empolgação. A atmosfera tão óbvia de intenso bem estar que ele cria no palco, tocando ao lado de grandes músicos ou sozinho, aos 91 anos, renova minha admiração por esse que é considerado um dos maiores instrumentistas de nosso tempo.
Em 1962, ele compôs Bluesette, um dos seus maiores sucessos.
 
 
 
 
 
“I fell better in
that little space
between a smile and a tear.”
(Toots Thielemans)
 
 
 
 
Por Aline Andra
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário