segunda-feira, 18 de março de 2013

Petisco italiano




Sinto fascínio pelo “Velho Mundo”, mas especialmente pela Itália. É sentimento antigo. Aos 10 anos, minha mãe mandou-me escolher três minidicionários de uma coleção chamada Lilliput, vendida por um senhor que bateu à nossa porta (sim, sou do tempo em que se vendiam livros de porta em porta). Eu escolhi os previsíveis Português-Inglês, Inglês-Português e... Português-Italiano. Um pouco mais tarde, também sem motivo explícito, comprei mais dois dicionários de italiano. O interesse adormeceu durante anos e agora voltou com força total. Ando meio obcecada. História, idioma, lugares, culinária, tudo me empolga.
Adoro cantar músicas italianas, principalmente enquanto cozinho, ando procurando um bom curso que me ensine o idioma e minha tão sonhada primeira viagem ao exterior será direto para a... Toscana!
Por isso, em meio às descobertas de massas, vinhos, azeites e tudo de bom que impera na culinária italiana, tão natural e saudável quanto cheia de graça e charme com sua riqueza de sabores e aromas, o que mais tem aparecido na minha cozinha é a bruschetta, que  vale por uma  refeição para mim e funciona como um aperitivo quase diário para o marido.
Simples e absolutamente deliciosa!


VERA BRUSCHETTA ITALIANA

Ingredientes para o molho de tomates cru:

- 750 g de tomates maduros
- ¼ de xícara de azeite
- 2 dentes de alho espremidos
-1/4 de maço de manjericão (só as folhas)
- pitada de pimenta do reino
- 1 colher de chá de sal

Modo de fazer:

- Tire a pele e as sementes dos tomates (costumo fazer um corte na pele e levá-los diretamente à chama do fogão, espetados em um garfo, girando-os para que comecem a rachar. A pele sai facilmente). Junte o azeite, o alho, o manjericão, a pimenta e o sal. Deixe na geladeira por, pelo menos, 1 hora e mais 20 minutos em temperatura ambiente. Use um bom pão italiano fresco e corte-o em fatias de 1 cm. Coloque as fatias na assadeira, uma ao lado da outra, e pincele com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. O pão deve ficar levemente dourado, não tostado. Assim que tirar do forno, esfregue alho cru (descascado e inteiro) nas fatias de pão. Deixe esfriar um pouco e cubra com uma generosa colherada do molho de tomates cru. Enfeite com manjericão e sirva.




Por Aline Andra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário